O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) empossou, nesta quinta-feira (04/12), os integrantes da câmera temática de Toxicologia do órgão. A equipe é formada por representantes de diversas profissões que atuam no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE).

De acordo com a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto, a criação dessa câmara temática é um grande avanço para o Estado, e tem como principal objetivo discutir alternativas para a redução dos casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos em todo o Estado. Para 2015, já estão sendo pensadas ações em parceria com os municípios para tratar desses assuntos.

No ano de 2011, foi publicada a Lei Estadual de Nº 14.490, que regulamente a política de toxicologia em âmbito estadual e a rede estadual de atendimentos aos casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos foi descentralizada para todo o Estado. Desde sua criação, a equipe do Ceatox já capacitou profissionais de saúde dos três níveis da atenção em saúde e das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

ATIVIDADES – Esse ano o Ceatox desenvolveu cordéis abordando a prevenção para os casos de intoxicação por “chumbinho” e plantas tóxicas e acidentes por escorpiões e serpentes. Esse material foi desenvolvido para ser trabalhado nas escolas públicas e com a população de forma geral.

Em relação ao número de atendimentios, já foram realizados mais de 9,7 mil, com mais de 2 mil casos de intoxicação e acidentes por animais peçonhentos notificados. Os acidentes por escorpiões lideram em número de atendimentos, com mais de 560 casos, seguidos pelas intoxicações por medicamentos e agrotóxicos.

DESCENTRALIZAÇÃO – Desde outubro de 2011, o atendimento dos casos de escorpionismo e de intoxicação exógenas foi descentralizado do Ceatox para toda a rede de saúde. Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes médicas, por meio do 0800.722.6001, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.
Conteúdo Relacionado