O  Centro de Treinamento em Emergência do Hospital Dom Helder Câmara (CETE/HDM), em parceria com o Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Incor – Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizou, no último final de semana (6 e 7 de janeiro), o primeiro curso para profissionais de saúde.

O treinamento, que capacitou 12 médicos, foi o de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, uma imersão desenvolvida pela Associação Americana do Coração com o objetivo de padronizar o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE). “Esse curso nos capacita para que possamos dar o melhor atendimento à população e encarar as urgências do dia a dia”, comenta o médico Bruno Guimarães, um dos alunos do treinamento oferecido pelo CETE do Dom Helder.

Além do curso, seis enfermeiros e fisioterapeutas do HDH participam, nesta segunda-feira (8.01), do curso para formação de instrutores em BLS (Suporte Básico de Vida) que aborda o reconhecimento e tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação e tem intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares.

O próximo curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia oferecido pelo Hospital Dom Helder Câmara acontecerá nos dias 24 e 25 de março.