Para suprir a necessidade de consultas ambulatoriais com especialistas e a realização de exames no interior, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugurou as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). Das nove em funcionamento atualmente, cinco completam um ano de inauguradas nesta semana: Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Belo Jardim e Arcoverde.
 
Juntas, as cinco UPAEs realizaram mais de 101 mil consultas médicas e 198 mil exames laboratoriais e de imagem, ampliando a assistência no interior pernambucano e evitando que a população precise se deslocar para a capital para conseguir atendimento. Ao todo, os equipamentos podem beneficiar 1,5 milhão de pessoas de 60 municípios. Somando os números de todas as nove UPAEs, foram 437 mil consultas e 862 mil exames desde julho de 2013, quando foi inaugurada a primeira, em Garanhuns.
 
 “As UPAEs estão levando especialidades médicas para localidades que eram carentes desse serviço. Na região de Afogados da Ingazeira, por exemplo, havia a necessidade de neurologista e otorrinolaringologista e agora, com a unidade, a população tem esse atendimento gratuito, perto de casa e ainda com possibilidade de fazer os exames necessários no mesmo lugar. Esse é um processo de regionalização da saúde que cada vez mais ganha força no Estado”, afirma secretaria executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota.
 
A marcação de consultas para as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada é realizada por meio de solicitação das unidades de saúde da Atenção Primária, como PSFs, postos de saúde policlínicas. Essa solicitação precisa ser levada pelo usuário à secretaria de Saúde do seu município, que faz a marcação por meio de sistema informatizado.
 
UPAEs - Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos na construção de UPAEs em todo o Estado, no que já é o maior investimento da história de Pernambuco em assistência de média complexidade. Seis unidades estão em construção: Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri. Atualmente, nove unidades já estão em funcionamento: Petrolina, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Limoeiro e Belo Jardim.
Conteúdo Relacionado