A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) esteve representada pela gerente de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa, Valéria Pastor, entre os dias 22 e 23 de outubro, no XIV Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa e na 7ª Edição do Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2019.

Ambos eventos são promovidos pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Ciclos de Vida e Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, com o apoio do ICICT/Fiocruz, parceiro no projeto do mapeamento.

"A participação nos eventos foi de grande importância, pois, além da troca de experiências com gestores de todo o país e também com pesquisadores, o encontro permitiu-nos contribuir para o planejamento conjunto de ações estratégicas para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, nos diferentes territórios", comenta a gerente da Política de Atenção à Saúde do Homem e do Idoso da SES-PE, Valéria Pastor. 

O mapeamento realizado desde 2013 reúne experiências de boas práticas de todas as regiões do Brasil,  desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ligadas aos diferentes níveis de cuidados, da Atenção Primária à Especializada, desenvolvidas junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF), às Unidades de Saúde (US), aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), à Atenção Domiciliar e Hospitalar, e aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS).

Cabendo destacar que as apresentadas como experiências que foram apresentadas podem ser desenvolvidas em parceria com outros setores. As experiências apresentadas, desde 2013, podem ser acessadas no site Saúde da Pessoa Idosa, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).