A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Dom Malan (CCIH/HDM) está realizando, esta semana (de 01 a 07), uma intervenção sobre a importância da higienização das mãos. Através de um mural, a equipe pretende sensibilizar e deixar um lembrete para todos os profissionais que um simples gesto pode salvar vidas.

“Não temos uma data específica da saúde em novembro sobre a higienização das mãos. Mas, como o tema é de extrema relevância para um serviço hospitalar, optamos por realizar ações mensalmente. Seja uma abordagem nos setores, mural, cartaz, blitz educativa, jogo interativo ou roda de conversa, sempre estaremos promovendo essa sensibilização”, esclarece a enfermeira gerente da CCIH, Tâmara Barreto.

Com o tema “Não lavou, o bicho pegou: Mãos limpas salvam vidas”, o movimento promete ser permanente. “Esse é o método mais simples e eficaz que existe para o controle de infecções. Então, vamos buscar meios de solidificar essa iniciativa”, garante a profissional.

De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ato de lavar as mãos corretamente impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, entre eles, o coronavírus (Covid-19).

A lavagem das mãos deve acontecer com água e sabão e deve durar pelo menos 1 minuto. Para o álcool 70% em gel ou solução, a orientação é friccionar as mãos por pelo menos 20 segundos.

Apesar das especificidades entre a lavagem das mãos dos profissionais que atuam no sistema de saúde e da população em geral, todos devem tomar medidas de precaução padrão. O ideal é higienizar as unhas, o dorso das mãos, entre os dedos, e a polpa digital para que se tenha uma lavagem eficaz.