Começaram a funcionar, nesta segunda-feira (07/12), 20 novos leitos de enfermaria para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Hospital de Referência à Covid-19 - unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque). Com isso, já são 157 vagas colocadas em funcionamento em menos de um mês para reforçar a rede de assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19. Atualmente, mais de 1,6 mil vagas estão disponibilizadas pelo Governo de Pernambuco, dentro do maior esforço sanitário e logístico da saúde pública dos últimos cem anos.

Além dos 20 leitos na Brites de Albuquerque, foram abertos na semana passada outros 20 no Hospital de Referência à Covid-19 - unidade Boa Viagem (antigo Alfa), sendo 10 de UTI e 10 de enfermaria. Anteriormente, Pernambuco já tinha feito o desbloqueio de 107 leitos, sendo 50 de UTI e 57 de enfermaria, nos hospitais Maria Vitória, no bairro de Areias; Evangélico, na Torre; e no Antigo Alfa, todos no Recife.

Para a próxima semana, ainda estão previstos mais 30 leitos na Brites de Albuquerque (20 de enfermaria e 10 de UTI), completando os 50 anunciados no final de novembro. 

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que, ao longo dos últimos meses, com a redução da demanda e para evitar a ociosidade nas vagas da rede pública, mais de 1,5 mil leitos foram bloqueados em Pernambuco. Essas readequações foram feitas respeitando um nível de segurança e preservando a assistência integral à saúde da população pernambucana, além da possibilidade de reabertura de diversas das vagas.