O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, prepara os residentes para o segundo ano do Curso de Capacitação para Tomada de Decisão Baseado em Evidências Científicas (Medicina Baseada em Evidências). Nessa sexta-feira (16), residentes do primeiro, segundo e terceiro anos de Clínica Médica realizaram uma prova de avaliação visando o curso, que tem início neste mês de abril e se estende até outubro.

O exame teve duração de uma hora e analisou o conhecimento de metodologia científica, orientação médico-paciente e a escala de ansiedade e estresse. A avaliação foi feita no auditório do HMA.

Numa parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco, o curso terá 3 horas de aulas por semana. São disponibilizadas 18 vagas a médicos residentes de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes, com obrigatoriedade de presença. As aulas abordam aspectos éticos, psicológicos e jurídicos da tomada de decisão compartilhada baseada em artigos científicos. Ao final da capacitação serão emitidos certificados.

A Medicina Baseada em Evidências é um movimento médico que se baseia na aplicação do método científico a toda prática médica. O objetivo é realizar uma análise crítica das evidências científicas, encontrar a melhor delas e aplicar na prática diária, atendendo às preferências do paciente. Por isso o termo “decisão compartilhada”.