Uma das principais referências estaduais em assistência materno-infantil de alto risco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) realiza, em média, 300 partos por mês. Desse total, pelo menos 90% são partos de alto risco, cujas crianças, geralmente, nascem prematuras e necessitam de cuidados especiais - este número chega à casa dos 30% na unidade. Por isso, a unidade realiza, a partir desta quarta-feira (07/10), o Curso de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru, que vai até a próxima sexta (09/10), das 8h às 18h, no auditório do 6° andar.

Referência estadual em Método Canguru, desde 2014, o HAM busca qualificar a assistência oferecida pelos profissionais de nível superior que atuam na maternidade e UTI neonatal, como médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Ao todo, são 28 profissionais inscritos na capacitação.

“São profissionais que trabalham diretamente com os bebês. Assim, esperamos qualificar, não só a assistência ao recém-nascido de baixo peso, como os cuidados e a segurança da mãe com a criança. Desse modo, podemos fortalecer esse vinculo, favorecendo o aleitamento materno”, explica a chefe da Neonatologia do HAM, Gilene Cunha.

Com duração de 30 horas, sendo 24 horas voltadas para a teoria e 6 horas para aula prática, o curso abordará temas como aleitamento materno, cuidados com o bebê, a assistência na UTI neonatal e o cuidado ainda dentro da incubadora.

Conteúdo Relacionado