A população brasileira deve ficar atenta ao surgimento de manchas na pele. Algumas dessas lesões, se não tratadas, podem se tornar um câncer, a modalidade mais incidente no Brasil. O mês de dezembro é dedicado as campanhas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de pele, denominado de Dezembro Laranja. Iniciando as atividades alusivas ao tema, o ambulatório do Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Pernambuco (SBD-PE), realizam neste sábado (07.12), das 9h às 15h, atendimento voltado para detecção de lesões e orientações sobre o cuidado com a pele. Ao todo, dermatologistas e residentes da área atuarão no atendimento. A campanha de 2019 do Dezembro Laranja vem com o alerta para os #SINAISDOCANCERDEPELE.   Pacientes atendidos na ação, que apresentem alguma lesão suspeita ou cancerígena, serão encaminhados para abertura de prontuário e passarão a ser acompanhados pelo serviço.   

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), por ano são diagnosticados 180 mil novos casos no país de câncer de pele. O diagnóstico precoce da doença possibilita mais chance de cura. A exposição excessiva ao sol, sem qualquer proteção, é a principal causa da doença. O tipo mais comum é o câncer de pele não melanoma, identificado em áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos e orelhas. Menos grave e mais freqüente é caracterizado como mancha que pode coçar, arder, descamar, mas também pode ser assintomática ou em algumas ocasiões podendo sangrar.  

Os hospitais do Câncer, Clínicas, Oswaldo Cruz, Imip e Santo Amaro, todos no Recife, também realizam ações voltadas para o Dezembro Laranja. Já no Interior do Estado, as ações acontecem nas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs) de Caruaru e Serra Talhada, e nas Policlínicas da Univasf (Petrolina) e Farmacêutica Narciso Lima – Hospital Público de Bezerros.  

A chefe do ambulatório de dermatologia do Otávio de Freitas, Kátia Oliveira, alerta para um conjunto de atitudes simples e que ajudam na prevenção contra este câncer. “Sempre orientamos nossos pacientes a evitar a exposição direta ao sol entre às 10h e 16h, usar protetor solar diariamente, óculos de sol, fazer uso de chapéus e camiseta, em especial aquelas que oferecem fatores de proteção UV, principalmente no momento da realização de atividades físicas ao ar livre. É importante destacar que as pessoas de pele clara, cabelos claros e com sardas são mais propensas a desenvolver o câncer de pele”.  

Ainda segundo a dermatologista, alguns fatores devem ser considerados como forma de alerta para o aparecimento da doença. “As pessoas devem ficar atentas ao identificar alguma lesão que não cicatriza, ou pintas que se modificam, mudando a cor ou crescendo; presença de sardas; histórico de câncer de pele na família; pele muito clara, daquelas que sempre queimam após contato direto com o sol. Salientamos a importância de consultas médicas regulares para possibilitar a detecção precoce de casos da doença e início do tratamento”, completou.  

O setor de ambulatório do Hospital Otávio de Freitas realizou, até o mês de setembro de 2019, 5.968 consultas, envolvendo atendimentos dermatológicos e consultas especializadas, voltadas para hanseníase, psoríase e dermato-oncologia. No ano passado esse quantitativo foi de 8.278 consultas.  

UPAE SERRA TALHADA  

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em Serra Talhada, também realiza atividades alusivas ao Dezembro Laranja. Entre às 9h e 15h, do próximo sábado (07.12), o serviço realizará palestra com o tema: “Sinais do câncer de pele”, ministrada pela coordenadora da campanha no município, Cecília Leite.  

UPAE CARUARU  

Na UPAE do município de Caruaru, acontecem atendimentos voltados para orientação e detecção precoce dos casos de câncer de pele. No dia 07.12, também de 9h às 15h, haverá uma pré-consulta com a equipe de enfermagem da unidade e, caso seja identificado alguma mancha ou lesão suspeitas, o paciente será encaminhado ao consultório do especialista. A unidade receberá pacientes por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de encaminhamento.