O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho, realiza nesta sexta-feira (28.07), Dia Mundial de Combate às Hepatites, ações para marcar a data. Haverá uma palestra com o tema "Conscientização das Hepatites Virais" e serão realizados cem testes rápidos gratuitos para hepatites B e C.

A hepatite pode levar a problemas graves nos rins causando a morte. A estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é de que no país existam entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas apenas 300 mil, aproximadamente, sabem que têm a doença.

“As hepatites costumam ser silenciosas e a falta de sintomas pode retardar a busca por tratamento, o que agrava o quadro da doença” explica a médica do trabalho do Hospital Dom Helder Câmara, Leila Carvalho.
É importante que pessoas adultas façam o teste da doença, especialmente o tipo C, disponível gratuitamente na rede pública de saúde de todo o País. O tratamento para a hepatite C dura até 12 semanas e é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).