A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo Imip em Petrolina, fizeram, neste dia 18 de outubro, uma homenagem aos guardiões da saúde pela passagem do Dia do Médico.

Neste dia, os profissionais dos dois serviços são lembrados pelo importante papel de cuidar e promover a saúde da população. “Nós contamos com excelentes profissionais na UPAE. Todos muito dedicados, humanos e engajados na missão de prestar uma assistência à saúde de qualidade à população. Então, nada mais justo do que esse reconhecimento”, ressalta a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

Na Unidade, os profissionais receberam o abraço e um mimo dos coordenadores, além dos parabéns dos usuários, que fizeram questão de saudá-los durante a consulta. Na semana, a equipe do Núcleo de Educação Permanente também distribuiu panfletos falando sobre a missão do médico. “Desse modo a gente procurou estimular o contato entre médico e paciente e o sentimento de confiança entre ambos”, relata a enfermeira gerente do NEP, Andreska Souza.

No Dom Malan, o Dia do Médico, foi celebrado com mensagens para os profissionais, residentes e internos. “Temos aqui um grande número de profissionais atuando na assistência, ensino e pesquisa, fazendo deste hospital referência em Pernambuco. São médicos, que apesar de todas as dificuldades encontradas no SUS fazem a diferença e, por isso, merecem os nossos parabéns diário”, reflete o superintendente Etiel Lins.

O Dia do Médico faz referência ao dia de São Lucas, santo padroeiro da medicina. No Brasil, atribui-se a comemoração a uma conquista árdua do distinto médico paranaense Eurico Brando Ribeiro, mas não se sabe com exatidão quando a data foi estabelecida no país.

A medicina é, sem dúvida, uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Para ser um bom médico é preciso um adequado embasamento teórico, horas de prática, investimentos constantes em atualizações, educação continuada, e acima de tudo, o exercício diário de amor ao próximo.