O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro. A data foi criada pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da imunização para o controle e prevenção de doenças e epidemias. Segundo dados divulgados pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cobertura vacinal no Brasil vem caindo. A cobertura da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) que antes estava próxima de 100% até 2014, baixou para 85% em 2017. Outro exemplo é o da pólio, que chegou a apenas 78,5% no ano passado, enquanto que a proteção considerada adequada é de 95%.

A baixa aderência às campanhas de imunização provoca um risco grave de reinserção de doenças que já estavam eliminadas no território nacional. “Esse alerta é bastante sério. Muitas pessoas, por desinformação ou pela propagação de fake News, deixaram de cumprir o calendário básico preconizado pelo Ministério da Saúde, e o resultado desta ação já está aparecendo com o ressurgimento de doenças como o sarampo”, ressalta o especialista em medicina fetal do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques.

As vacinas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias e são um dos meios mais eficientes de prevenção de doenças, que podem chegar a níveis severos, levando até à morte. O HDM e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina mantêm um esquema de vacinação para os funcionários e colaboradores. “Os profissionais de saúde fazem parte do grupo de risco e o nosso exemplo começa em casa”, garante a gerente de epidemiologia da UPAE, Isadora Rodrigues.

O Ministério da Saúde possui um sistema de vacinação muito eficaz com calendário específico para cada fase da vida, iniciando desde o nascimento até a terceira idade. A maioria das vacinas disponíveis são destinadas às crianças, sendo 12 delas aplicadas antes dos 10 anos de idade, distribuídas em 25 doses ao todo. “É bom lembrar que as gestantes, idosos e grupos de risco também precisam manter a carteira de vacinação em dia”, informa Marcelo.

Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) a atenção básica é a responsável pela vacinação. Para maiores informações é só procurar o posto de saúde do bairro, de preferência com a carteira de vacinação em mãos.