Os médicos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina já estão contando com um novo recurso de suporte e decisões médicas internacional, chamado de UpToDate. A novidade chegou agora em outubro e tem como objetivo melhorar o atendimento ao paciente e a qualidade do serviço.

Para tornar isso possível foi feita uma assinatura institucional, financiada com o recurso Pró-residência do Programa Nacional de Apoio à Formação de médicos Especialistas em Áreas Estratégicas.

Com a nova plataforma, os profissionais do HDM poderão esclarecer dúvidas médicas a qualquer hora, diretamente dos terminais de computadores da instituição onde o software foi instalado; assim como terão acesso aos protocolos mais atualizados, que estão sendo utilizados nos melhores centros do mundo.

“Sem dúvida é uma conquista importantíssima, que só pôde ser alcançada graças ao nosso Programa de Residência Médica. Com o UpToDate os nossos médicos terão acesso em tempo real ao conteúdo produzido por mais de 6.500 médicos autores, editores e revisores reconhecidos internacionalmente. São mais de 10 mil análises entre 25 especialidades que estarão disponíveis aos nossos profissionais. Todo esse aporte, baseado em evidências, auxiliará a tomada de decisão diante de casos de alta complexidade”, esclarece a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães.

Além do acesso ao Up To Date, a equipe multiprofissional do Dom Malan também conta com o Núcleo de Tele Saúde do IMIP, que funciona sob bases parecidas, com ênfase da Teleassistência e Teleducação por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas em projetos nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e extensão.