O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina deu início, no dia 15 de maio, à Semana Mundial da Amamentação com ações voltadas às mães do Alto Risco, Enfermaria Ginecológica, Alojamento Conjunto, Casa de Apoio, Alojamento Canguru, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários e Berçário Externo. A programação teve início com a entrega de certificados às mães doadoras externas. Em seguida, na quarta-feira (17), houve uma roda de conversa com o setor de nutrição sobre a importância do leite materno para o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Nesta sexta-feira, durante todo o dia também houve entrega de certificados e encontro com mães sobre a importância da doação de leite humano.

“A Semana Mundial da Amamentação surgiu em 2015 com o intuito de conscientizar os profissionais de saúde e também a população sobre a importância desse ato de amor, que pode salvar vidas de um grupo bem específico de crianças, composto por bebês prematuros e que precisam de cuidados especiais. O HDM, como Hospital Amigo da Criança, que segue os 10 passos para amamentação, e possui um banco de leite, não poderia ficar de fora dessa”, ressalta a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.

A fundadora do Biama afirma que mesmo com todas as campanhas realizadas durante o ano, os bancos de leite do Brasil não conseguem suprir a demanda. “O estoque do Biama geralmente está baixo e quando realizamos ações como essa, as doações tendem a aumentar”, avalia.  E foi justamente em cima dessa sensibilização que a campanha 2018 foi montada. “Através das exposições que fizemos queremos formar mães doadoras aqui mesmo dentro do hospital. A ideia é que depois que elas tenham alta possam continuar doando”, explicou a enfermeira gerente do Biama, Kaliane Gomes.

Esse é justamente o caso de Maria Elizabete Santana Gomes, mãe de quinta viagem e com vários momentos vividos no Dom Malan. Ela garantiu nesta manhã que vai continuar doando:“Doei a primeira vez na gestação do meu terceiro filho que nasceu prematuro e em casa. Ele teve um problema de saúde e fui orientada a fazer a ordenha no Biama para poder alimenta-lo. Daí não parei mais. Doei também na quarta gestação e agora só estou esperando ser liberada para continuar com esse gesto de generosidade". 

Para aumentar esse público também fora do hospital, a equipe do Banco de Leite irá participar de um encontro com as mães do bairro Cacheado, na próxima quarta-feira (23), às 8h. A iniciativa surgiu de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município e encerra a Semana Mundial da Amamentação.