A grande maioria das pessoas conhece o Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, por ser uma maternidade de alto risco. O que muitos talvez não saibam é que a unidade também é referência para saúde da mulher. O hospital presta atendimento ambulatorial à mulher e de urgência e emergência, além de realizar cirurgias oncológicas. Somente em 2019, foram realizados mais de 2 mil mamografias e mais de 700 ultrassons de mama, exames realizados como método de rastreamento (diagnóstico precoce) e prevenção do câncer de mama.

“Este mês, no dia 05, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia e aproveitamos para destacar a importância dos exames periódicos anuais, ou feitos de acordo com o histórico clínico, além de divulgar os serviços oferecidos pelo HDM. Desse modo, também buscamos promover uma sensibilização e conscientização sobre o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país”, esclarece a enfermeira gerente da Bioimagem, Fernanda Mirelle.

A urgência e emergência do HDM funciona com a acolhimento de classificação de risco e a mulher deve procurar o atendimento sempre que necessário. Já no ambulatório, as consultas são reguladas pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), que distribui as vagas entre os sete municípios que abrange. A marcação é feita pelas secretarias municipais de Saúde.