Uma equipe multiprofissional do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina realizou mais uma ação nesta segunda-feira (22) em homenagem ao mês das mães, envolvendo as acompanhantes da UTI e enfermaria pediátrica. O momento contou com a participação de um músico da região, um delicioso café da manhã, cuidados com a beleza e sorteio de brindes.

O evento de ontem foi o terceiro em homenagem às mães realizado pelo hospital. Na primeira semana de maio, um grupo de voluntárias colaboradoras levou música e oração para as mamães do alojamento conjunto, e na terça passada (16), a equipe do berçário externo promoveu um dia de fotos com a entrega de porta-retratos.

“Dessa maneira fechamos com chave de ouro o mês das mães, atingindo praticamente todas as mulheres que tiveram bebê ou passaram pelo Dom Malan nas últimas semanas com os seus filhos. Cada setor desse vive uma realidade diferente e nós observamos uma grande variedade de emoções aflorando”, destaca a assistente social, Emília Cordeiro.

Vale ressaltar que esse é o primeiro ano que a ação envolve a UTI pediátrica e a pediatria. “Muitas mamães passam dias e até mais de mês dentro do hospital acompanhando seus filhos. Elas se doam tão intensamente que acabam esquecendo um pouco de si. Então, nada mais justo do que oferecer esse cuidado a elas”, justifica Emília.

Andréia Marques de Oliveira foi uma das mamães que aproveitou o dia de beleza para dar um “trato” no visual. Ela cortou o cabelo, fez a sobrancelha e se maquiou. Pelo sorriso que deixou escapar ficou fácil perceber que a simples ação fez bem ao ego e ao coração. “A realidade não é nem um pouco fácil para quem tem um filho doente e outros esperando em casa. Mas, com a ajuda de Deus e o amor que a gente tem por eles superamos qualquer desafio. Achei ótima essa homenagem, pois me senti com as energias renovadas”, revelou.

Outras datas importantes serão comemoradas durante o ano, mas, sem dúvida, o dia das mães tem uma conotação especial para o Hospital Dom Malan, pela sua referência materno/infantil. O HDM/IMIP de Petrolina é a maternidade que mais realiza partos em Pernambuco, em torno de 600 por mês, e faz parte da história de boa parte da população de Petrolina e região.