Entre os exames realizados em recém nascidos antes da alta da maternidade está o chamado teste do olhinho. O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, passou a ofertar o exame desde a última quarta-feira (08.11). Em uma semana de atendimento, já foram realizados 19 exames. No processo de preparação, profissionais de enfermagem obstétrica do setor de pediatria e da maternidade da unidade participaram de um curso de capacitação.

O exame, conhecido também como teste do reflexo vermelho, busca diagnosticar e prevenir patologias oculares, como catarata congênita, glaucoma, infecções, retinopatia da prematuridade, traumas de parto e cegueira.

O teste do olhinho é simples, rápido e indolor e o diagnóstico precoce dessas doenças pode evitar casos de cegueira irreversível. Todos os recém-nascidos atendidos no Dom Moura irão passar pela avaliação médica e já sairão da unidade com o resultado, e, em caso de detecção de alguma patologia, serão encaminhados para os serviços de referência.

“É com grande alegria que iniciamos mais esse serviço no Hospital Regional Dom Moura. O treinamento contribuiu com o fortalecimento da educação permanente nessa unidade e a sensibilização dos profissionais enfermeiros para qualificar e fortalecer a assistência neonatal e pediátrica. As gestantes dos 21 municípios que tiverem seus bebês nesta unidade já sairão com o exame realizado, dando continuidade à assistência prestada junto aos nossos pacientes”, afirmou o diretor geral do Dom Moura, Luiz Melo.

O Hospital Regional Dom Moura é referência para os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com seus mais de 500 mil habitantes. A unidade atende os casos de emergência nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, obstetrícia com partos de alto risco, pediatria e ortopedia. Mensalmente a unidade realiza uma média de 180 partos.

O Dom Moura também é um hospital de ensino, disponibilizando 14 vagas residência multiprofissional e 3 vagas em residência médica.