Seguindo o compromisso do Governo de Pernambuco de ampliar e qualificar a assistência em saúde para as crianças, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) coloca em funcionamento, nesta terça-feira (11/10), mais dez leitos pediátricos de terapia intensiva na rede complementar contratualizada. As novas vagas de UTI voltadas para pequenos entre 29 dias e 14 anos de idade funcionarão no Hospital Memorial Guararapes (HMG), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O investimento anual do Governo de Pernambuco para custeio da estrutura é de R$ 2,6 milhões.

Para atender ao público-alvo, os leitos de UTI pediátricos contarão com equipe composta por médico intensivista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As vagas são ofertadas por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.

“Os esforços do Governo de Pernambuco para ampliar a oferta de leitos para crianças durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19 têm surtido efeitos positivos. Agora, colocamos mais vagas em funcionamento para atender crianças com patologias graves que necessitam de suporte de UTI, qualificando a assistência de alta complexidade”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

LEGADO DA PANDEMIA - Em fevereiro de 2018, antes da pandemia da Covid-19, segundo registros no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Pernambuco possuía 242 leitos de UTI direcionados a crianças. Em 2022, esse número saltou para 327 vagas, o que representa um incremento de 35% nos leitos de terapia intensiva específicos para este público.

Quando se faz um recorte no no interior do Estado, a oferta desses leitos quase triplicou – saindo dos 30 leitos em 2018 para 85 atuais vagas de terapia intensiva atualmente, o que representa um aumento de 183%.

"Estes leitos tiveram uma importância enorme durante os piores momentos da pandemia, salvando inúmeras vidas e permanecem ativos para atender outras doenças, tornando-se um legado para a saúde dos pernambucanos. Nosso maior esforço se deu em regionalizar a atenção à saúde e ofertar qualidade no atendimento aos pernambucanos e às pernambucanas para que pudessem ser atendidos em suas respectivas regiões, sem necessidade de grandes deslocamentos”, finaliza Longo.

Com os novos leitos abertos no Hospital Memorial Guararapes, que começam a receber os primeiros pacientes nesta quarta-feira (12/10), a rede pública estadual passa a contar com 337 leitos de UTI para crianças.