A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina recebeu, esta semana (06), a visita de um grupo de 7 estudantes do 5º período de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) que foram ao local para conhecer o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da UPAE/IMIP.

A oportunidade surgiu fruto da disciplina de Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida, que tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos conhecimentos dos fatores ambientais e suas interferências na qualidade de vida da população, com vistas ao desenvolvimento de ações de Vigilância Ambiental e Sanitária.

Na visita, que serviu como aula prática, os estudantes percorreram a Unidade e conheceram todo o processo de descarte de resíduos sólidos, que envolve procedimentos de gestão, planejamento e execução, visando minimizar a produção de lixo e um encaminhamento seguro dos resíduos gerados.

Durante o percurso eles foram respondendo a um questionário composto de 21 questões. Ao final, a avaliação foi positiva. “Ficamos muito impressionados com a UPAE de uma maneira geral. Tudo muito organizado, dentro do padrão e das normas da Anvisa. Foi uma experiência ótima”, considerou a estudante Miriela Vitor.

Para a enfermeira-gerente do Núcleo de Educação Permanente, Martapolyana Torres, o prestígio é fruto de um trabalho eficiente e que leva em consideração a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde, dos recursos naturais e do meio ambiente. "Ficamos felizes com a visita e com o reconhecimento dos estudantes", afirma a profissional em nome da UPAE.