Profissionais farmacêuticos do Sertão do Estado participam nesta sexta-feira (15.09) de encontro para discussão e análise de condutas envolvendo a prática. Cerca de 70 estudantes e profissionais se reuniram no auditório do Instituto Federal, no município de Serra Talhada.

A atualização sobre o tema foi promovida pela Associação Farmacêutica de Pernambuco, em parceria com a Farmácia do Estado, unidade Sertão do Pajeú II, pertencente à Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O primeiro painel abordou o tema “A busca pela efetividade da assistência farmacêutica pública”, explanado pelo farmacêutico e chefe do setor de farmácia do Hospital das Clínicas/UFPE, José de Arimatea Rocha.

“Este encontro busca integrar e qualificar os profissionais farmacêuticos do interior e atualizá-los sobre as questões práticas e operacionais que envolvem a função”, afirmou o diretor geral de assistência farmacêutica da SES, Mário Moreira.

No decorrer do evento mais um tema foi posto em pauta: “Viabilidade econômica para o desenvolvimento das ações e serviços farmacêuticos”, com o diretor de assistência farmacêutica de Caruaru, Jean Batista de Sá. Mais dois assuntos foram assunto: “Ação de vigilância sanitária sobre os serviços públicos de assistência farmacêutica”, relatado pelo técnico de vigilância sanitária de Camaragibe, Luiz Torres Neto. E encerrando a manhã de discussões, o tema “Gestão do componente estratégico da assistência farmacêutica com implantação do Hórus: experiência de Ingazeira”, ministrado pelo coordenador de assistência farmacêutica de Ingazeira e da Farmácia de Pernambuco, Marcos Antônio Quidute de Moraes.

Para finalizar o processo de atualização, um curso foi ministrado pelo professor da FAITIVISA e chefe da unidade de dispensação e farmácia clínica do HC, Vlademir Cordeiro de Paula, com o tema “Farmácia Clínica: como implantar e realizar”.