Cerca de 50 profissionais ligados à Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (Dgaf) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) participam, até a próxima quarta-feira (16.10), de atualização científica na área. O encontro, promovido pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Inaff) com o apoio da SES, discute aspectos relacionados ao planejamento, financiamento e gestão da Assistência Farmacêutica, com debates sobre aquisição e distribuição de medicamentos. 

Representantes de todos os serviços da Assistência Farmacêutica, entre trabalhadores do Programa de  Componente Especializado, Estratégico e Especial, além de profissionais das unidades da Farmácia de Pernambuco espalhadas pelo Estado, das Gerências Estaduais de Saúde (Geres), Núcleo de Ações Judiciais (NAJ) e unidades de dispensação de medicamentos de hospitais estaduais, marcam presença nas atividades. Os novos servidores, aprovados no último concurso público da Saúde, também participam da capacitação. 

"A parceria com o Instituto Nacional busca, principalmente, atualizar e aperfeiçoar a gestão da assistência farmacêutica em Pernambuco, compartilhando com os técnicos que trabalham na rede estadual os principais assuntos na área", reforça o diretor de Assistência Farmacêutica da SES, Mário Moreira. 

Desde o primeiro semestre de 2019 que a Secretaria Estadual de Saúde atua em força-tarefa para qualificar a assistência farmacêutica em Pernambuco. No início do ano, o órgão realizou uma grande negociação com os maiores fornecedores de medicamentos com o intuito de aumentar o percentual de abastecimento. 

Vale destacar também que o recém-criado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, formado pelos 9 estados da Região, lançou o primeiro edital de compras compartilhadas, com foco justamente nos medicamentos padronizados, que são distribuídos pelas farmácias estaduais. 

Além de reforçar o monitoramento dos estoques, negociar com os fornecedores e realizar compras compartilhadas por meio do Consórcio Nordeste, a SES-PE também tem aberto processo administrativo contra empresas que estão com entregas atrasadas. A decisão decorre da ausência de justificativas das empresas, que não possuem nenhum crédito em aberto com o órgão estadual.

Em outra frente, para melhorar o atendimento à população e qualificar os processos de trabalho, 45 profissionais concursados foram nomeados para atuar nas unidades da Farmácia.