Um momento para que as futuras mães entendam como funciona o processo do parto. Essa é a proposta do Cegonha do Salsa, iniciativa promovida pelo Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro, em parceria com a II Gerência Regional de Saúde (Geres). A primeira roda de conversa do projeto acontecerá na próxima terça-feira (03.07), a partir das 9h, no auditório Padre Luis Cecchin, na sede da II Geres. 
 
Nesta edição serão debatidos, com a enfermeira obstetra do Fernandes Salsa Ana Carolina e a enfermeira convidada Simony Lins, os temas 'Dor no trabalho de parto' e 'Meios não farmacológicos para alívio da dor'. O encontro contará ainda com sorteios de brindes para os bebês e visita à maternidade Virgínia Heráclio, no HRJFS. A ideia é que os debates aconteçam sempre nas primeiras terças-feiras do mês. 
 
"Esta é uma necessidade da nossa região. Por isso, nossa proposta é conversar com as gestantes sobre o processo do parir, passando pela dor no trabalho de parto e o parto humanizado. A mulher precisa ser a protagonista deste processo", pontua a diretora do Hospital Regional José Fernandes Salsa, Elisabete Oliveira. Ainda segundo a gestora da unidade, mais da metade dos partos realizados no Fernandes Salsa são normais. 
 
A maternidade Virgínia Heráclio é um dos destaques de atendimento no Fernandes Salsa. No serviço, obstetras, pediatras e anestesistas de plantão recebem os pacientes por ordem de gravidade. A unidade também assiste outras cidades mediante indicação da Central de Regulação de Partos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em 2017, foram realizados 1.076 partos na maternidade.