A Superintendência de Atenção Primária, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realizou nesta quarta-feira (1º/12) a Oficina de Financiamento da Atenção Primária à Saúde. A Oficina contou com a participação de gestores, técnicos estaduais e municipais atuante da APS e foi coordenada pela Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

A reunião destes profissionais faz parte do processo de preparação para o programa Previne Brasil - novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse para os municípios, que passam a ser feitas com base nos indicadores de capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias. A proposta foca na estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe.