A Gerência de Saúde do Homem e do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde (GSHI/SES) promove, na próxima quarta-feira (24.08), das 8h às 18h, no Vela Branca Praia Hotel, no Recife, a Oficina de Lançamento e Capacitação do Guia do Pré-natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e do Guia da Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo é contribuir para melhoria da qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), capacitando e formando multiplicadores da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e seus Eixos.

Direcionado a coordenadores de Atenção Primária, de Atenção à Saúde e da Saúde do Homem das 12 Gerências Regionais de Saúde e do território de Fernando de Noronha; aos coordenadores estaduais de Saúde Integral LGBT , da Rede Cegonha e do Mãe Coruja Pernambucana, o evento contará com a participação do enfermeiro Cícero Ayrton Brito Sampaio e da psicóloga Michelle Leite da Silva, da Coordenação Nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde.

Os guias foram elaborados com a finalidade de instrumentalizar os profissionais de saúde, em especial da Atenção Primária, para a atenção à saúde do público masculino, contribuindo para oferta de cuidado mais qualificado e integral à referida população. Os mesmos foram validados por profissionais de saúde atuantes no SUS dos Estados de Pernambuco e São Paulo e pelas coordenações internas do Ministério da Saúde.

A população masculina em Pernambuco, de acordo com o IBGE (Censo, 2010) é da ordem de 4.230.681 homens, correspondendo a 48% da sua população geral, e destes, 2.276.864 (53,8%) tem entre 20 e 59 anos, representando a população alvo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída através da Portaria GM nº 1.944, de 27 de agosto de 2009.

A partir da realização da referida Oficina, a Gerência de Saúde do Homem e do Idoso acredita que estratégias e ações voltadas à saúde da população masculina terão condições de ser amplamente desenvolvidas nos municípios que compõem cada uma das Regionais de Saúde, levando esclarecimentos sobre os principais agravos, como preveni-los e tratá-los, de maneira a melhorar a qualidade de vida e a saúde, de forma a contribuir com a redução da morbimortalidade da referida população.

Poderá também estimular a participação efetiva do homem no exercício da paternidade e do cuidado, desde o planejamento reprodutivo, acompanhamento no período gestacional, perinatal, como também na puericultura, contribuindo positivamente nas interações familiares.