Referência estadual para maternidade de alto risco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) apresentou, nesta sexta-feira (29.12), a nova Unidade de Cuidados para o Método Canguru (UCINCa). Com ambiente ampliado, o espaço conta com oito leitos (e mais dois de reserva) e infra-estrutura adequada para trazer mais conforto e segurança às mães e aos bebês. No começo de 2018, após a disposição de todos os móveis e equipamentos, as mães e os bebês serão realocados para nova área.

“A ampliação do salão vai possibilitar que as mães fiquem com os seus bebês todas em um mesmo espaço, facilitando assim a vigilância e a assistência de forma geral”, afirmou a coordenadora estadual do Método Canguru, Maria Clara Pereira Gomes.

Médica neonatologista, Maria Clara lembra que a reforma da unidade priorizou o bem estar dos pacientes. Além do novo salão, o espaço conta com local separado para o banho dos bebês, sala de evolução médica e posto de enfermagem com visores de vidro, para facilitar a atenção, guarda volumes e área de lazer onde é possível receber familiares. Há também uma grande mesa para facilitar no momento da alimentação dos recém-nascidos.

Outra novidade é a sala de reanimação e enfermagem. “Este ambiente foi pensado de forma a evitar que o estresse natural provocado por este tipo de procedimento atinja as outras mães e seus bebês”, explicou a coordenadora. A UCINCa do Agamenon Magalhães conta com médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e técnicos de enfermagem.

“O Método Caguru é um momento de resgate do contato entre a mãe, o bebê e os familiares. Todo processo começa antes daqui, com o cuidado humanizado desde o momento que essa gestante de alto risco é admitida no HAM. O lugar é para o acolhimento onde o casal se reencontra com o bebê”, contou a diretora do HAM, Claudia Miranda.

O Hospital Agamenon Magalhães é uma unidade de referência em partos de alto risco, realizando, em média, 400 partos por mês. Desde 2015, a instituição faz parte do Projeto Parto Adequado, fruto de uma parceria do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Alberto Einstein, para incentivar o parto normal em maternidades públicas e privadas de todo o País. O HAM foi o único hospital público do Estado selecionado. Outra iniciativa é uma parceria do Hospital Israelita Albert Einstein e do laboratório MSD para redução da mortalidade materna. Para isso, diversos profissionais da unidade foram treinados sobre os protocolos assistenciais das principais patologias associadas à gestação de alto risco e métodos para evitar os casos.