Uma discussão sobre a importância do ambiente da maternidade como espaço de prevenção e combate ao adoecimento psíquico da gestante e da mãe no puerpério. Este é um dos principais objetivos da palestra 'A escuta de mães e bebês na maternidade - uma abordagem interdisciplinar', promovida pelo serviço de Psicologia do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). O encontro gratuito acontecerá nesta sexta-feira (19/07), das 9h às 12h, no auditório do 6º andar da unidade de saúde, localizada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Voltada principalmente para profissionais e estudantes da área de saúde, a programação é aberta a todos os interessados no tema. As inscrições devem ser feitas no local do evento.. 

A palestra será ministrada pela psicanalista Maria do Carmo Camaroti, mestra em saúde materno-infantil. "É essencial perceber que a construção da mãe e do pai tem muito a ver com a história de cada um mas também com o nascimento da criança. Por isso, a maternidade pode ser um lugar de prevenção de conflitos na relação do bebê com a mãe. O fato de ser mãe, apesar de ser um evento considerado normal, traz muitas mudanças psíquicas para as mulheres. Algumas vivem esse período com mais facilidade e outras com mais dificuldades. A equipe interdisciplinar deve estar preparada para perceber essas transformações, desde o pré-natal, e a repercussão dos eventos para o bebê e para a mulher", comenta a especialista, coordenadora do Ciclos da Vida, centro de formação e acompanhamento psicanalítico.  

Para a coordenadora do serviço de psicologia do HAM, Cecília Sales, é essencial discutir o tema com a equipe do hospital, referência em partos de alto risco. "Ultimamente temos discutido bastante a importância da interação entre mãe e filho, por isso surgiu a proposta de ampliar o debate para fora do âmbito da psicologia, trazendo a discussão para os demais profissionais de saúde da unidade", comenta a psicóloga, que também atua no serviço de neonatologia do Agamenon Magalhães.