O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado no bairro de Casa Amarela, vai implantar, em 2018, um novo modelo de marcação de consultas para facilitar o acesso e trazer mais comodidade para os pacientes.  Todas as consultas de primeira vez irão continuar sendo marcadas pelo próprio município de origem, via secretaria municipal de Saúde ou unidades de saúde da família. Já os pacientes atendidos na unidade a partir de janeiro de 2018 que necessitarem de uma consulta de retorno ou de exames pós-atendimento no ambulatório terão os agendamentos feitos, exclusivamente, na própria unidade logo após a consulta médica. Com estas mudanças, o 0800.281.2025deixa de funcionar. Contudo, até fevereiro, o número continua atendendo a população apenas para tirar dúvidas sobre esse processo.

É importante destacar que o paciente que foi atendido no ambulatório em 2017 e tiver o encaminhamento para uma consulta de retorno terá os meses de janeiro e fevereiro de 2018 para realizar a marcação por meio da unidade de saúde da família (USF) mais próxima a sua residência ou na própria secretaria de Saúde do seu município. Todo o processo será feito pelo sistema da Regulação Ambulatorial do Estado, promovendo, portanto, a integração da rede estadual com a Estratégia de Saúde da Família.

“Nosso objetivo é que, a partir de 2018, o paciente atendido no HAM já saia da unidade com sua consulta de retorno agendada, dando mais comodidade ao usuário e evitando que ele precise ligar para o 0800, ou enfrentar longas filas. Para isso, estamos trabalhando com uma agenda de, no mínimo, seis meses, para facilitar nessas marcações. É importante frisar que não será necessário enfrentar filas, o agendamento de retorno será realizado pela própria equipe do Agamenon Magalhães se assim indicar o profissional médico”, afirma a coordenadora médica do Ambulatório, Gladis Thum.

No HAM são ofertadas consultas de otorrinolaringologia (clínica e cirúrgica), endocrinologia (infantil e adulto), cardiologia (adulto e pediátrica) e cirurgias geral, vascular, plástica e ginecológica. O HAM atende cerca de 5 mil pacientes/mês nas suas quatro emergências (clínica, cardiológica, otorrinolaringologia e maternidade de alto risco) e oferta  7  mil consultas ambulatoriais/mês, além de cerca de 400 partos. Uma das principais áreas de referência é a cardiologia, contando com serviço de hemodinâmica com atendimento em tempo integral.