O auditório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, reúne profissionais, residentes e acadêmicos da área de saúde, hoje (08.11) e manhã (09.11), para a III Jornada da Residência de Enfermagem do serviço. Para o ano de 2019, a equipe escolheu o tema: ‘Tecnologias do cuidar: tendências, avanços e desafios para qualidade da assistência’. 

Para programação do evento foram definidos temas que englobam a assistência e o papel da enfermagem no cuidado do paciente, como também o papel da tecnologia em cuidados paliativos, na monitorização em cardiologia e no período gravídico-puerperal. Ainda no evento, os residentes terão um momento para apresentar trabalhos científicos.   

Na abertura do evento, a superintendente administrativo do hospital, Ana Selva, destacou o trabalho desempenhado pela unidade na formação dos novos profissionais. “A realização de eventos como esse, estimula o aprendizado e o compartilhamento de informações sobre assistência em saúde”.    

 

O Agamenon Magalhães é referência estadual em atendimento materno-infantil, com acompanhamento pré-natal de alto risco, cardiologia, clínica médica, otorrinolaringologia e obstetrícia, e em três delas conta com Programas de Residência em Enfermagem: obstetrícia, cardiologia e clínica média e cirúrgica.   

“Os residentes desempenham um papel importante na melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Temos o sentimento de gratidão e orgulho em fazer parte do grupo do HAM, onde podemos aprender e nos especializar junto aos profissionais que temos aqui”, afirmou a residente de enfermagem, Cícera Neta.  

DADOS - Mensalmente, O HAM atende mais de 5 mil pacientes são atendidos nas emergências da instituição (Clínica, Cardiológica, Otorrinolaringologia e Maternidade de Alto Risco), além de realizar em torno de 20 mil internações e mais de 200 mil procedimentos ambulatoriais por ano.