Profissionais e estudantes de enfermagem participam, nos próximos dias 5 e 6 de novembro, da IV Jornada da Residência de Enfermagem do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). O tema escolhido para esta edição é “Abordagem interdisciplinar no manejo da sepse” e os interessados podem realizar as inscrições e também participar da submissão de trabalhos científicos até o próximo dia 31/10. As apresentações serão realizadas em ambiente online, em salas divididas por subáreas.

Os participantes devem estar atentos aos formatos dos trabalhos que pretendem submeter. Para esta IV Jornada serão aceitos o resumo simples, relato de experiência ou relato de caso. Os trabalhos científicos estão sendo aceitos apenas por meio eletrônico, no endereço: ivjornadadaresidenciaham@gmail.com. O participante que tiver seu trabalho aprovado será informado por e-mail onde também receberá a autorização para postagem do material na plataforma. A organização do evento reforça que os residentes precisam estar atentos aos subtemas que se enquadrem em seu estudo: clínica cirúrgica, cardiologia ou obstetrícia.

Durante a Jornada ainda serão premiados os trabalhos vencedores. O trabalho científico que vencer na categoria obstetrícia ganhará a oportunidade de participar de um curso livre na área. Já para o vencedor na categoria cardiologia, receberá um curso de Suporte Básico de Vida. O curso básico em eletrocardiograma será entregue ao vencedor da área de cínica e cirurgia. Todos os cursos ofertados aos ganhadores poderão ser realizados de forma gratuita.

PROGRAMAÇÃO – O doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Phelipe Gomes de Barros, irá explanar sobre “O impacto de dispositivos invasivos no quadro de sepse”.

A enfermeira do Hospital Agamenon Magalhães e pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e Terapia Intensiva, Andreza Bahé, e o médico e pesquisador da Aids Health Foundation, Esdras Júnior, discutem com os participantes o tema “O manejo da sepse no contexto da Covid-19”. A programação terá ainda “Sepse em pós-operatório cardíaco: perspectivas e implicações”. O assunto será ministrado pela enfermeira especialista em cardiologia, Maria Mariana Silveira.

O HAM, umas das unidades estaduais referência para gestação de alto risco, finaliza a programação da IV Jornada com a abordagem do tema: “Manejo clínico da sepse no ciclo gravídico-puerperal”. A médica ginecologista e obstetra com atuação no Imip, HAM e Hospital das Clínicas, Ana Carolina Pordeus, e a enfermeira obstetra do HAM, Layane Silva, conversarão sobre o assunto.