O Hospital Barão de Lucena reúne alguns dos principais nomes da Medicina pernambucana, na noite desta sexta-feira (24/10), para uma reunião solene em comemoração pelos 40 do Programa de Residência em Clínica Médica da unidade. Destaque para a presença dos fundadores Oscar Coutinho Neto e Victorino Spinelli.

Além deles, também marcarão presença residentes, ex-residentes e médicos preceptores de várias gerações de clínicos gerais formados no HBL.

De acordo com o atual chefe do serviço, o professor Fernando Raposo, vai ser um encontro do “livre pensar” do Barão de Lucena, onde cada um poderá expressar a seu modo as experiências vividas nestas quatro décadas da residência do hospital. Neste sábado, as comemorações acontecem numa casa de festas no bairro de Casa Forte. São esperados cerca de 130 participantes.

“O Programa de Residência em Clínica Médica do Barão de Lucena vem crescendo nos últimos anos. Só em 2013 subiu de oito para dez vagas. Temos o reconhecimento dos pacientes e dos profissionais. Hoje, cerca de 90% dos médicos da especialidade de Clínica Médica do HBL passaram pela residência do próprio hospital e esse mesmo serviço é alvo de muitos elogios de usuários pela ouvidoria”, comenta a diretora do hospital, Carla Araújo.

Fundado em 18 de janeiro de 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o Hospital Barão de Lucena é a referência estadual para atendimento materno-infantil.