Principal referência em coloproctologia do Estado, o Hospital Barão de Lucena (HBL) promove nesta sexta-feira (15.01), um encontro de especialistas em câncer do reto de todo o País. Durante o encontro, os profissionais realizarão duas cirurgias de retosigmoidectomia laparoscópica com excisão total do meso reto por via transanal, uma técnica inovadora que vem sendo utilizada para melhorar os resultados do tratamento do câncer do reto, possibilitando menor chance do paciente necessitar de colostomia definitiva (exteriorização do intestino grosso). No Brasil, poucos centros são capazes de realizar esse procedimento.

A expectativa é que, a partir deste evento, a clínica de coloproctologia do Barão de Lucena se junte a esses serviços. “Esse é um procedimento minimamente invasivo. Com isso, além de um pós-operatório menos doloroso ao paciente, diminuindo a possibilidade do paciente ficar com uma colostomia definitiva e minimizando chances de complicações pós-operatórias”, explica o chefe do serviço de coloproctologia do HBL, Maurício Matos.

Além do corpo médico do Barão de Lucena, estarão presentes cirurgiões convidados que apresentarão a experiência com esta nova técnica, como os médicos coloproctologistas Sérgio Araújo (Hospital das clínicas de São Paulo), Luís Romagnolo (Hospital de Câncer de Barretos-SP), Magda Profeta da Luz (Minas Gerais) e Ramon Mendes (Hospital Roberto Santos de Salvador-BA). “São profissionais que possuem bastante experiência e vão nos apresentar o trabalho que desenvolvem. Assim, esperamos replicar esse procedimento, pois temos um corpo técnico bastante capacitado”, comenta Maurício.

Referência no Estado, a clínica de coloproctologia do Hospital barão de Lucena realiza uma média de 20 procedimento por mês para a retirada de câncer no reto. O serviço ainda trata de problemas de menor gravidade, como prolapsos do reto e hemorroidas.