O Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, realizou, entre terça (8.05) e quinta (10.05) a Semana da Enfermagem HBL, programação voltada para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da unidade de saúde. Com o tema 'Enfermagem em seus diferentes cenários: Da Teoria à Assistência', a programação reuniu o público-alvo no auditório do 1º andar do hospital.

"Todo ano realizamos as atividades em homenagem ao Dia do Enfermeiro (12 de maio) e ao Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20 de maio). Além de valorizar as pessoas que vivem nesse cotidiano, é um momento para atualização profissional nos mais variados cenários. Contamos com grande participação dos funcionários, que se envolveram nos debates e nas discussões a diversos temas, como segurança do paciente", ressalta a superintendente de Enfermagem do HBL, Márcia Cristina dos Santos.

No primeiro dia, a programação contou com a palestra 'Segurança do Paciente: uma atitude ética', ministrada por Catarina Ugiette, do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). Também houve debate sobre a Comissão de Ética em Enfermagem do HBL, comandado pela assistente da Superintendência do HBL, Suzana Lins da Silva. As atividades encerraram com a 'Oficina SAE: novos formulários (diagnóstico e prescrição de enfermagem)', com Márcia Cristina dos Santos e Suzana Lins da Silva.

Já na quarta-feira (9.05) foi dia de palestra sobre Boas Práticas da Assistência ao Parto e Nascimento, com a enfermeira do Centro Obstétrico do HBL Thaíse Torres de Albuquerque. Já a enfermeira da oncologia e emergência pediátrica Mariana Guimarães ministrou debate sobre as Principais causas de neutropenia infantil. O segundo dia de atividades também contou com discussão sobre Assistência de enfermagem no preparo da criança e de seus familiares para procedimentos invasivos, com a enfermeira Anadja Fagundes, da emergência pediátrica do HBL, e palestra sobre métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto, com a residente de enfermagem em Saúde da Mulher Fernanda Barros.

O último dia de programações foi marcado por palestra sobre Processo de melhoria no cuidado ao recém-nascido em uso de CPAP, ministrada pela enfermeira da Unidade Neonatal do HBL Albérica de Cássia. Houve ainda debate sobre a Influência da desnutrição na qualidade de vida do paciente em hemodiálise, comandada pela enfermeira da nefrologia e emergência pediátrica do hospital Kelly Cristiane; e discussão sobre Fatores de risco para se tornar um paciente renal crônico, comandada por Bruna Gabriela Carvalho, residente de enfermagem em nefrologia.

A Semana encerrou com as palestras sobre Doenças de notificação compulsória e Aleitamento materno e o cenário das mulheres lactantes privadas de liberdade, ministradas, respectivamente, pelas enfermeiras Aluska Mirtes, da Vigilância Epidemiológica e Carla Carolina, da Clínica Médica do Hospital Barão de Lucena.