A diretora de ensino e pesquisa do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Angélica Guimarães, participou na última quarta-feira (13.12), de uma visita ao Hospital Universitário (HU-Univasf) que teve como objetivo avaliar a solicitação de ampliação de vagas e o credenciamento de novos programas de Residência Médica.

Angélica Guimarães, que é a coordenadora de Residência Médica da unidade materno-infantil e membro da Comissão Estadual de Residência Médica de Pernambuco (Cerem-PE), esteve acompanhada da também avaliadora Fabiana Mendonça, e de membros do Coreme HU.

De acordo com a coordenadora, as impressões iniciais foram muito positivas. “O ensino no HU está organizado e bem estruturado, tem um corpo de preceptores dedicados e conta com o apoio importante dos gestores”, considerou após a visita. O pedido do HU será encaminhado à plenária da Comissão em janeiro.

Sobre a implantação e consolidação do ensino da medicina na região, a diretora considera que houve evolução. “Estamos formando mais especialistas e, dessa forma, conseguimos prestar uma assistência à saúde de melhor qualidade à população. A região do Vale está se tornando independente e mais resolutiva, pois estamos conseguindo tratar aqui muitos problemas de saúde que antes dependiam dos grandes centros, e essa é uma grande conquista”, ressaltou em sua avaliação do cenário atual.

“Isso tem acontecido muito por conta dos jovens médicos que aqui fazem a residência médica e acabam ficando na região, contribuindo assim com a melhora da oferta de especialidades na área de saúde”, concluiu.