A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) inaugurou neste mês de março sua Central de Recebimento de Amostras, que funciona no Hemocentro Recife (Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças). O local, aberto 24 horas por dia, todos os dias da semana, é responsável por receber amostras de todo o sangue coletado em Pernambuco para que sejam realizados os testes para classificação do tipo sanguíneo. Já para as análises de detecção de doença infecto-contagiosa, a instituição é referência não só para o Estado, mas também para a Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Com isso, o Hemope busca maior segurança do fluxo da entrada das amostras, como melhor qualidade no acondicionamento das mesmas.

“Como recebemos amostras de diversas locais de Pernambuco, além de outros Estados, elas acabam chegando em horários diversos, inclusive à noite e pela madrugada. Agora, temos técnicos de plantão 24 horas para realizar esse recebimento. Com isso, o Hemope, que já é reconhecido como o primeiro hemocentro do Brasil e pela dispensação de mais de 80% do sangue no Estado, dá mais um passo para qualificar o recebimento, o manuseio, o armazenamento e as análises das amostras de sangue recebidas”, frisa a diretora presidente da Fundação, Yeda Albuquerque.

Por turno, dois técnicos de laboratório ficam responsáveis pelo recebimento das amostras de sangue, que, ao chegarem à Central, são identificadas, via código de barra, levadas para centrifugação e, em seguida, armazenadas de forma adequada para, posteriormente, serem analisadas nos laboratórios do Hemope. Cerca de R$ 30 mil foram investidos para readequação da área física, além da compra de equipamentos.

Após recebidas, as amostras de Pernambuco são analisadas laboratorialmente para verificar o tipo sanguíneo e fazer a sorologia – teste para saber se ela possui algum tipo de doença infecto-contagiosa (HIV, sífilis, hepatites B e C, doença de Chagas e HTLV-1). Ainda é feita biologia molecular para HIV e hepatites B e C. O Hemope ainda é habilitado pelo Ministério da Saúde como “sítio testador”, realizando a biologia molecular para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas e reforçando seu papel de destaque dentro da rede de hemoterapia brasileira.

Só com os resultados dessas análises, disponibilizados via on-line para todos os hemocentros, as bolsas de sangue coletadas podem ser dispensadas para uso. “Essas análises garantem a qualidade e a segurança do sangue dispensado para a rede hospitalar de vários Estados nordestinos e, consequentemente, para a saúde do paciente que irá recebê-lo”, reforça Yeda.

HEMOPE – Fundada em 1977, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco é responsável por mais de 80% das coletas de sangue no Estado e por atender mais de 90% da demanda do SUS. Entre 2015 e 2018, mais de 500 mil coletas foram realizadas pelos hemocentros pernambucanos.

O Hemope destaca-se, ainda como referência em diagnóstico laboratorial e tratamento das patologias do sangue, atuando, também, no desenvolvimento da medicina transfusional e no apoio aos serviços de transplante de órgãos em Pernambuco.