O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, na tarde desta segunda-feira (06.03), uma cirurgia de hérnia de disco por via endoscópica. Esse é o segundo procedimento com essa técnica realizado neste ano. Esse tratamento, já bastante difundido no exterior, é minimamente invasivo e, ao contrário do tradicional (cirurgia aberta), proporciona rápida recuperação, reduz o risco de complicações e diminui a necessidade do uso de analgésicos no pós-operatório.
 
“Na cirurgia tradicional, a recuperação do paciente é muito mais lenta. Varia de sete a dez dias com a prescrição de analgésicos fortes, enquanto que com endoscopia a alta médica se dá em menos de 24 horas”, explica o cirurgião ortopedista Luciano Temporal, que vai comandar o procedimento. O cirurgião ainda ressalta que esse tipo de procedimento ainda não é autorizado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
 
Além de Temporal, outros três cirurgiões participarão do procedimento, além de residente. de traumato-ortopedia do HGV, que vão ter a possibilidade de acompanhar todo o trabalho.
 
DOENÇA - Hérnia de disco é uma doença degenerativa e tem predisposição genética. É caracterizada pelo envelhecimento, precoce ou natural, dos discos intervertebrais que estão entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares. A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, mas o excesso de peso e a prática de exercícios sem orientação podem ocasionar a doença entre os mais jovens. Além disso, o tabagismo pode intensificar o desenvolvimento de hérnias, pois contribui para a diminuição da circulação sanguínea que irriga os discos vertebrais, levando à degeneração dos discos.