O Hospital Getúlio Vargas (HGV), referência estadual na área de ortopedia, realizou, na última sexta-feira (14/12), o Natal das crianças diagnosticadas com a síndrome do pé torto acompanhadas na unidade de saúde. A festa, organizada pela equipe de ortopedia pediátrica, contou com bolo, doces e salgados, além de entrega de presentes para a garotada.

Entrando no clima natalino, os pacientes receberam a vista do papai Noel, que distribuiu os brinquedos arrecadados entre os menores. O bom velhinho na verdade era o ortopedista pediátrico do HGV Júlio Lima, que encarou o bom desafio de levar alegria para a criançada. Muitas das crianças acompanhadas no ambulatório pediátrico já foram operadas pela equipe de ortopedistas do hospital. A festa aconteceu no salão principal do ambulatório do Getúlio Vargas.  

Atualmente, cerca de 100 pacientes, oriundos de todo o Estado, além dos estados vizinhos Paraíba e Alagoas, são acompanhados no ambulatório de ortopedia. A unidade também oferece outras diversas especialidades, como urologia, cirurgia geral, neurologia e fisioterapia. 

Síndrome do pé torto - O pé torto congênito é uma deformidade congênita que envolve ossos, músculos, tendões e vasos sanguíneos. Existem vários tipos de pés tortos congênitos, com diferentes graus de deformidade e diferentes mecanismos de correção e cura. É uma condição de baixa incidência (estima-se que um para cada cerca de mil bebês nascidos vivos, tenham a síndrome do pé torto), sendo duas vezes mais frequente em meninos que em meninas. Pode afetar um ou ambos os pés.