A Agência Transfusional do Hospital Getúlio Vargas (HGV) mobiliza os funcionários da unidade para campanha de doação de sangue. Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, a Agência receberá médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hemope, que irão atuar com os profissionais da Agência, para realização dos procedimentos de coleta junto aos doadores. Os atendimentos serão das 9h às 16h. A expectativa é coletar cerca de 60 doações diárias.  

“Buscamos fazer a campanha anualmente priorizando estimular e fidelizar os colaboradores do Hospital para mais um ato de solidariedade. Observamos que, ao longo dos anos, temos tido uma excelente adesão à campanha. Este ano será um grande desafio para todos devido à pandemia do novo coronavírus e por isso tem uma importância especial. Estaremos ajudando a melhorar os estoques de sangue em Pernambuco”, afirmou a médica da Agência Transfusional do HGV, Isabel Guimarães.  

O Getúlio Vargas atende pacientes de todo o Estado de Pernambuco, em diversas especialidades, além de realizar procedimentos de alta complexidade em traumato-ortopedia, urologia, neurocirurgia, cirurgias geral, bucomaxilofacial e vascular, além de clínica médica. O sangue coletado na Campanha de Doação de Sangue do HGV será encaminhado para o Hemope onde são realizados todos os procedimentos relacionados ao ciclo do sangue, antes de ser disponibilizado para os pacientes dos hospitais de Pernambuco.  

A Agência Transfusional do HGV funciona há 35 anos e também realiza o trabalho de sensibilização dos pacientes e seus familiares sobre a importância da doação de sangue. “Atuamos junto a essas pessoas visando à sensibilização para este ato solidário, que além de ajudar seu familiar internado em nossas unidades de saúde, também pode beneficiar uma pessoa que necessita dessa ajuda tão vital. Aqueles que demonstram interesse em doar, fornecemos as orientações e os encaminhados para sede do Hemope para realização da coleta. Lá eles têm a possibilidade de informar os dados do paciente para o qual estão direcionando suas doações”, finalizou a profissional.