Passado um ano da última campanha, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FPMF), em Paulista, abre suas portas, mais uma vez, para receber doadores de sangue dispostos a contribuir com o Hemocentro de Pernambuco (Hemope). Uma campanha de doação de sangue acontece nos dias 26 e 27 deste mês de outubro, com coleta no prédio da administração da unidade. O objetivo é contribuir para aumentar os estoques do Hemope, que se encontram em situação crítica. 

A campanha acontece das 8h30 às 16h, com intervalo para almoço, com a capacidade para atender 100 doadores em cada dia. Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, pesando no mínimo 50 kg e em bom estado de saúde pode ser um doador de sangue. De acordo com o site oficial do Hemope, os estoques da maioria dos tipos sanguíneos estão em situação crítica, enquanto o do tipo B- está em alerta, e somente o AB- segue em estabilidade.  

Para doar, a pessoa não pode estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. Pessoas diagnosticadas com gripe ou Covid-19 devem esperar 30 dias para doar sangue, e aquelas que tomaram qualquer vacina devem esperar um prazo de sete dias para fazer sua doação. É necessário portar um documento oficial com foto, a exemplo da identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte ou certificado de reservista. Crachás não são aceitos. 

DISTANCIAMENTO - A campanha obedece às regras de vigilância sanitária e distanciamento social para evitar aglomerações, tendo em vista, ainda, a pandemia do Novo Coronavírus. Para isso, mesas de atendimento aos doadores serão separadas e os assentos de espera, demarcados. 

SERVIÇO: 

O QUE: Campanha de Doação de Sangue do HMA 

QUANDO: 26 e 27 de outubro (terça e quarta-feiras) 

ONDE: Prédio da Administração do Hospital Miguel Arraes – Estrada da Fazendinha, sn – Jaguaribe/ Paulista 

HORÁRIO: 8h30 às 12h/ 13h30 às 16h