O Hospital Miguel Arraes (HMA) e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), por meio do Grupamento de Bombeiros de Salvamento, assinaram um termo de cooperação técnica, nessa quinta-feira (08.08), voltado para a busca e salvamento de pessoas desaparecidas em deslizamentos, áreas rurais, estruturas colapsadas e ambiente aquático. O acordo tem por objetivo a cessão de peças anatômicas não reclamadas ao HMA, que serão utilizadas exclusivamente para a atividade científica, especificamente na criação de técnicas de salvamento e treinamento da equipe do Corpo de Bombeiros e de cães de busca e resgate da corporação.

A assinatura do termo aconteceu na unidade de saúde, no município do Paulista. Estiveram presentes a superintendente do HMA, Adelaide Caldas; o diretor médico, Sormane Britto; a gerente da Educação Permanente, Marla Botelho; a coordenadora de Enfermagem, Nayara Vasconcelos; o Tenente Coronel Francisco de Assis Cantarelli Alves, comandante do Grupamento de Bombeiros de Salvamento; e o Capitão Antônio Barbalho Tavares Júnior, Comandante da 2ª Seção de Busca e Salvamento com Cães e Chefe da Divisão de Operações do Grupamento de Bombeiros de Salvamento.

O acordo já entra em vigor imediatamente, uma vez que a capacitação da equipe do CBMPE e dos cães tem início ainda este mês, com previsão de duração de seis meses e prática já em janeiro de 2020. “Essas peças representam uma ferramenta que vai ajudar muito no nosso treinamento, para que possamos localizar vítimas num tempo menor, agilizando o processo de remoção e diminuindo a exposição de riscos, principalmente neste período de inverno”, destacou o Comandante Cantarelli. A superintendente Adelaide Caldas comemora a parceria inédita: “para nós é uma contribuição muito gratificante poder ajudar ainda mais as vítimas desses desastres, além do socorro médico que já prestamos. É um acordo de um impacto social muito importante”.

A parceria entre o HMA e o Grupamento de Bombeiros de Salvamento não resulta em qualquer custo para ambas instituições. Irá se converter, sim, em um trabalho científico a ser apresentado pelo hospital, divulgando os benefícios e efeitos de um acordo desses moldes.