Mais um encontro do Grupo Comunidade do Hospital Miguel Arraes (HMA). Nessa quarta-feira (25.09), o assunto em pauta foi suicídio. A atividade se somou às várias ações desenvolvidas este mês pelo Serviço Social e Setor de Psicologia da unidade dentro da campanha Setembro Amarelo. 

Sinais e prevenção à tentativa de suicídio, fatores de risco, fluxo de pacientes e rede especializada à saúde mental foram discutidos. A psicóloga Évora Andrade Hempe enfatizou a importância do acompanhamento profissional para aqueles que apresentam algum sofrimento emocional ou sinal de que algo está errado: “muitas vezes essas pessoas dão ‘pistas’ de que algo vai mal – pode ser uma frase, uma reclamação e até mesmo atitudes consideradas anormais, como uma pessoa tímida que passa a ser muito extrovertida de uma hora para outra, ou uma pessoa extrovertida que se recolhe ou fica pelos cantos”, explicou.  

A assistente social Adriana Elias destacou a necessidade, também, de um acompanhante para esses pacientes. “No Hospital Miguel Arraes, o acolhimento ao paciente com ideação suicida ou histórico de tentativa de suicídio envolve uma equipe multiprofissional, mas a presença de um acompanhante, seja qual for a idade desse paciente, é de vital importância para que novas tentativas não surtam efeito”, informou.  

O Grupo Comunidade é um projeto criado para aproximar as comunidades do hospital, promovendo um espaço de diálogo e orientações em saúde. Lideranças de Olinda estiveram presentes no encontro dessa quarta.  

ATIVIDADES  

As atividades do Setembro Amarelo no HMA tiveram início no dia 12 deste mês com palestra do psicólogo clínico Gabriel Angelo no Internamento do 4º andar. Durante todas as sextas-feiras de setembro, o Serviço Social juntamente com o Setor de Psicologia do HMA estão no Ambulatório abordando o tema “suicídio” entre os pacientes egressos. E na próxima sexta-feira, dia 27, às 14h, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/ HMA) irá promover uma palestra sobre o assunto, entre funcionários, no auditório da unidade.