O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, concluiu o primeiro treinamento sobre Segurança do Paciente. Mais de 500 funcionários de diversas funções participaram da capacitação, que teve como foco a identificação correta do paciente, correspondente à primeira meta do protocolo que estabelece o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

O treinamento, realizado durante todo o mês de abril, foi elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente do hospital, ministrado pelas enfermeiras Marla Botelho e Rafaela Sandri. Além da exposição de slides, a capacitação contou com dinâmicas em grupo, exercícios interativos com tecnologia digital e debates com informações sobre a identificação correta do paciente. “A nossa intenção é garantir a identificação dos pacientes com segurança conforme os marcadores de identificação que nós recomendamos, com o nome completo e a data de nascimento do paciente. A identificação correta é importante, independente da área em que o profissional esteja atuando”, afirmou Marla Botelho, gerente de Educação Permanente.

A partir deste mês de maio, o Núcleo de Educação Permanente do HMA se volta para o trabalho das demais metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, dentre elas a melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde; a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; a garantia da cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; a higienização das mãos; e a redução das quedas e das lesões por pressão. O intuito é atingir todos os colaboradores da unidade e garantir uma cultura segura com informações para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários.