O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, realiza grande ação para marcar a passagem do Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado no último sábado, 17 de setembro. Nesta sexta-feira, 23/09, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/HMA) vai promover uma dinâmica junto aos colaboradores com foco na Meta 3 de Segurança do Paciente.

A meta visa melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, e representa a temática da campanha deste ano, “Medicação sem dano”, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os medicamentos são amplamente utilizados na assistência à saúde e, de acordo com a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), os danos relacionados ao seu uso correspondem a 50% de todos os danos evitáveis, além do ônus econômico e psicológico decorrentes.

Para a enfermeira Débora Guedes, titular da Gerência de Risco e integrante do NSP/HMA, o objetivo da dinâmica é promover práticas seguras para prevenção de erros de medicação e consequente redução dos danos: “junto à Educação Permanente e à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade, elaboramos frases que representam situações de risco onde a equipe assistencial deve atuar, focando nas barreiras de segurança na administração de medicamentos. Isso envolve desde a importância de conferir o paciente através da pulseira de identificação até a informação sobre a dosagem dos medicamentos que estão sendo administrados”.

A dinâmica será realizada em quatro horários, dois pela manhã e dois no turno da tarde. No auditório da unidade, os colaboradores irão participar de uma gincana com foco na Meta 3 e quem ganhar vai receber um brinde. Para evitar aglomerações, será limitado a 20 o número de participantes por horário, podendo aumentar a demanda de acordo com o tempo de realização da dinâmica.