O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, deu início nessa quinta-feira (14) a um treinamento para implantação do Programa de Compliance entre os colaboradores da unidade. Trata-se de um manual de normas e condutas éticas que orienta, desde abril do ano passado, as atividades dos funcionários do IMIP, buscando cumprir as diretrizes institucionais e evitar desvios de conduta.

O programa foi apresentado no auditório do HMA por Ivette Buril, superintendente adjunta do IMIP Hospitalar, e que integra o Comitê Gestor de Compliance do IMIP, e pelo advogado André Chapoval, coordenador do Programa no IMIP. Durante toda a manhã, os principais pontos do programa foram esclarecidos para uma plateia de 120 pessoas divididas em 4 turmas. 

Ivette Buril salientou o compromisso do Instituto com a transparência e a ética: “é uma forma dos funcionários conhecerem as diretrizes, o objetivo, a missão, a visão do IMIP, e, dessa forma, norteá-los a agir conforme as regras”. O IMIP conta hoje com mais de 10 mil colaboradores, todos atingidos pelo programa.

 

O MANUAL

O Manual de Normas e Condutas Éticas do IMIP foi distribuído a todos os presentes ao treinamento. Trata-se de um livrinho de 29 páginas, que consta desde a relação com fornecedores até o compromisso com o meio ambiente, passando pelas relações interpessoais, pela utilização e proteção de bens, e preservação da imagem da instituição. André Chapoval falou sobre o conceito de Compliance, os objetivos do programa e a conduta que deve ser seguida, de forma a promover a melhoria da qualidade dos serviços médico-hospitalares, as relações com seus colaboradores e parceiros, e contribuir para a sustentabilidade do setor de saúde.

Para a superintendente do Hospital Miguel Arraes (HMA), Adelaide Caldas, o programa é fundamental ao introduzir o comportamento ético dentro da instituição. “Nós precisamos estar com esse manual não dentro de uma gaveta, mas incorporado no nosso dia a dia, para que saibamos proceder em determinadas situações com a conduta correta”, destacou. O HMA conta hoje com mais de 1.100 colaboradores e a intenção é expandir o Programa de Compliance a todos através de reuniões periódicas.