O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, chama atenção para o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta quinta-feira, dia 14.06. Numa parceria entre a Agência Transfusional e o Serviço Social do HMA, haverá uma sensibilização junto aos pacientes e acompanhantes sobre a importância da doação. A partir das 9h, equipes estarão no Ambulatório e no Internamento distribuindo material informativo e orientando sobre o Junho Vermelho, mês dedicado a incentivar a doação de sangue. Às 14h30, a ação chega até a Emergência.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas, no Brasil, o índice é de 1,8%, considerado muito baixo. No Hemocentro de Pernambuco (Hemope), a reposição do estoque vem caindo e foi necessária uma campanha para ampliar em 15% o número de doações neste período junino, uma vez que aumentam os números de acidentes de trânsito e com fogos de artifício, e, consequentemente, a necessidade de transfusões de sangue.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal – pai ou mãe, levando xerox da identidade. É necessário ter mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos). Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, com frequência máxima admitida de quatro doações anuais para o homem e de três para a mulher.