Neste período chuvoso a incidência de acidentes com animais peçonhentos é bem maior, uma vez que os ambientes e objetos escuros e úmidos favorecem a permanência dos animais. Atualmente, o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, é referência para os atendimentos destes casos.

Por mês a unidade atende em média 25 pessoas vitimadas por acidentes ofídicos (por picada de cobras) ou escorpiônicos (por picada de escorpiões), sendo cerca de 70% dos casos ofídicos. Embora seja um hospital totalmente regulado (pacientes encaminhados para a unidade via Central de Regulação), para estes atendimentos a unidade é “porta aberta”.

Desta forma, a recomendação é que a vítima de picada de animal peçonhento lave a área com água e sabão neutro e dirija-se a uma unidade de saúde mais próxima da sua residência ou procure diretamente o HMV para realizar o atendimento e verificar a necessidade de aplicação do soro específico.

Para facilitar o tratamento, se possível o animal deve ser levado até a unidade para identificação da espécie. O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na avenida Amazonas, 175, bairro Universitário, às margens da BR-104.