O HMV comemora 2 anos de inauguração nesta semana computando mais de 30 mil atendimentos.  Atualmente, a unidade opera com 186 leitos, sendo 40 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 25 de neurologia, 19 de oncologia, 22 de pediatria, 31 de clínica médica e 39 de urgência e emergência.  Só nos ambulatórios, deram entrada 9.414 pessoas. Já nas emergências adulto e pediátrica somam-se 4.425 pacientes.
 
No fim do ano passado, foi aberto o Centro Cirúrgico, que já beneficiou gratuitamente 419 pessoas. O Centro é destinado para cirurgias eletivas que são aquelas em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico. O espaço funciona com três salas que foram equipadas com recursos de infraestrutura e tecnologia médico hospitalar de última geração contemplando monitores de alta definição, focos cirúrgicos à LED, controle de temperatura e umidade através de sistema de ar condicionado com fluxo laminar e pressão positiva, além de sets de videolaparoscopia de alta definição e intensificador de imagem de 12 polegadas.
 
Programação Festiva – Para lembrar a data, o HMV preparou uma programação especial em clima junino. O refeitório e as principais entradas foram ornamentadas com bandeiras e balões. O bolo não podia ser diferente, foi totalmente regional, com os ingredientes de guloseimas do Nordeste. Também não faltou música e quadrilha. O evento foi realizado numa área ao ar livre do hospital a fim de não interromper o fluxo do atendimento cotidiano. Mais de duzentos colaboradores participaram das comemorações.
 
O HMV foi inaugurado em 14 de junho de 2014 e é destinado à população da 4ª e 5ª Região de Saúde, que compreendem 53 municípios. É a maior e mais moderna unidade pública do interior de Pernambuco, com mais de 47 mil metros quadrados. O investimento para construção foi de 102 milhões de reais, com verbas do governo Federal e Estadual. Atualmente, a unidade é administrada pela Organização Social em Saúde do Tricentenário.