O Hospital Otávio de Freitas (HOF), uma das maiores emergências do Estado de Pernambuco, referência no tratamento de doenças respiratórias, inaugurou um novo pavilhão de Pneumologia e Tisiologia, além da reforma do espaço físico e infraestrutura onde funcionará uma nova UTI geral com 20 leitos. O serviço, localizado na Zona Oeste do Recife, também colocou em funcionamento 20 novos leitos de enfermaria para internação de pacientes cirúrgicos cadastrados para cirurgias urológicas eletivas. Na manhã desta quinta-feira (23/12), o secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou as novas estruturas, acompanhado do diretor da unidade, Antônio Almeida. Ao todo, são 89 leitos abertos, qualificando, assim, a assistência à população pernambucana. 

O novo pavilhão de Pneumologia e Tisiologia - completamente reconstruído e instalado em uma área total de 1,4 mil metros quadrados - funcionará no térreo com 69 leitos exclusivos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que apresentem como causa de internação infecções agudas do sistema respiratório ou quadros crônicos da doença, possibilitando uma ampliação de 30% da capacidade atual da enfermaria. "A reforma completa no pavilhão térreo permitiu aumentar o número de leitos para atender aos pacientes com doenças respiratórias. Além das 69 novas camas hospitalares do setor, foi realizada ampla reforma no local com a instalação de gases medicinais, climatização total da área e nova rede elétrica e hidráulica. Até o fim de janeiro, a antiga área da pneumologia, que tinha 54 leitos, deve se transformar em um setor focado em cuidados paliativos", afirma o diretor da unidade, Antônio Almeida.

Além do recente pavilhão, também foram inaugurados 20 novos leitos para internação de pacientes cirúrgicos no 2º andar da unidade, antes destinado ao Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same). O espaço de quase 580 metros quadrados foi ocupado com 20 novos leitos de enfermaria para internação de pacientes que irão realizar cirurgias eletivas em urologia. "Com apoio incondicional da gestão, tiramos do papel as obras já pleiteadas que serão de grande ajuda aos que nos procuram. Os novos leitos serão destinados aos pacientes da clínica eletiva, ou seja, aqueles com as cirurgias programadas pelo ambulatório, onde farão também seu pós-operatório", explica Almeida.

A unidade também readequou e reformou uma área, entregando 20 leitos de UTI para reforçar a assistência aos pacientes graves que dão entrada no serviço. "As obras de melhorias na assistência à saúde da população pernambucana são um compromisso do governador Paulo Câmara. E essas ampliações no Otávio de Freitas fazem parte das medidas adotadas para melhorar e qualificar o atendimento das unidades estaduais de saúde, garantindo assistência hospitalar a toda população que busca nossas emergências e ambulatórios necessitando de cuidados. O HOF é um hospital de grande porte que oferece atendimento de urgência/emergência, consultas ambulatoriais em diversas especialidades médicas e realiza cirurgias e internações com alta resolutividade dos casos", avalia o secretário, André Longo. 

Foram investidos cerca de R$ 3,1 milhões com recursos do Governo do Estado para as obras de recuperação e reforma. Atualmente, o Hospital Otávio de Freitas tem 480 leitos, sendo 80 de UTI. Com as inaugurações serão 515 leitos no total.

Foto: Miva Filho / SES-PE