Referência estadual no tratamento de doenças respiratórias, e em especial da tuberculose, o Hospital Otávio de Freitas (HOF) tem-se tornado exemplo também no combate ao mosquito Aedes aegypti. Isso acontece desde que um grupo de funcionários decidiu formar uma brigada para enfrentar a dengue com ações dentro da própria unidade. Nesta terça-feira (22/12), por exemplo, a Brigada realizou duas atividades simultâneas – uma no interior e outra na área externa do hospital. 

Com cerca de 25 integrantes, a Brigada contra a dengue do HOF realizou um grande mutirão com o objetivo de retirar entulhos e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti existentes no entorno da unidade. “Em cerca de 20 minutos, nós recolhemos uma quantidade inacreditável de lixo. É preciso fazer um trabalho forte de educação com usuários e com toda a comunidade que frequenta o hospital, para evitar que isso ocorra”, avalia o superintendente de Suprimentos do HOF, Tadeu Godoy. 

É aí que o coordenador de Humanização do Recursos Humanos da unidade, Albertino Neto, entra na história. Albertino, não. Biu de Bonito. É na pele deste personagem, que o funcionário aborda pacientes e acompanhantes que encontra nos corredores do HOF, para falar sobre a importância de combater o Aedes aegypti. “Sempre que promovemos alguma atividade educativa no hospital, nós nos utilizamos muito dessa parte lúdica. As brincadeiras, o besteirol, têm muito apelo com as pessoas. Faz com que elas absorvam mais facilmente as mensagens”, avalia. 

O grupo capitaneado por Biu de Bonito também distribuiu panfletos e alertou as pessoas sobre as boas práticas que ajudam a combater o mosquito. A ideia da Brigada, agora, é estender as atividades aos outros hospitais da rede pública do Estado. “Vamos enviar as fotos da nossa atividade de hoje para um grupo do WhatsApp que reúne representantes dos demais hospitais para ver se eles também entram nessa luta”, diz Tadeu Godoy.

Conteúdo Relacionado