O Hospital Otávio de Freitas (HOF) celebrou, nesta terça-feira (13/10), o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. O evento, que ocorreu no ginásio de reabilitação do HOF, contou com aulas de ginástica laboral e de reabilitação cárdio-pulmonar, que beneficiou pacientes com tuberculose, efisema e asma. Referência para o tratamento de doenças respiratórias em Pernambuco, nesta data, foi inaugurada também a sala de fisioterapia virtual, equipada com programa que possibilita aos pacientes fazer sessões de reabilitação. Também foi lançada a residência em fisioterapia, que terá início em 2016.
 
"O foco da unidade é a eficiência no serviço e a qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Única de Saúde, prezando a humanização. Todas as intervenções e inaugurações no hospital visam a qualidade de vida do paciente", comenta a diretora da unidade, Iaracy Melo. De acordo com a fisioterapeuta responsável pelo setor de reabilitação pulmonar, Thayse Neves, a sala irá inovar a reabilitação com esse instrumento de realidade virtual, aliando equilíbrio, coordenação motora e condicionamento cárdio-pulmonar.
 
"O jogo eletrônico permite trabalhar todos esses aspectos de forma lúdica e interativa. O nível de performace do paciente melhora significativamente sem que ele perceba que está realizando, propriamente, um exercício", pontua Thayse. Para a paciente Elisabeth Bezerra, 53 anos, que tem restrições respiratórias por conta de uma pneumonia, o jogo é divertido. "Fiz os exercícios, em forma de dança e movimentos, e parece que canso menos do que o habitual. Os minutos se passam de forma mais leve e dinâmica. Está aprovado", diz a paciente que está em tratamento no setor há cinco anos.