O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado no município de Serra Talhada, realizou nesta quarta-feira (14/11) uma capacitação sobre parada cardiorrespiratória. O minicurso foi voltado para técnicos em enfermagem que trabalham na unidade de saúde, especializadam em atendimentos de média complexidade.

A atualização, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (Nuep) do hospital, foi ministrada pela enfermeira do Hospam Henola Magalhães. A parada cardiorrespiratória é caracterizada pela perda súbita e inesperada de função cardíaca. Os principais sintomas são a perda de consciência o desmaio. Esse tipo de emergência médica requer reanimação cardiopulmonar imediata ou da utilização de um desfibrilador. Os cuidados hospitalares incluem medicamentos, um dispositivo implantável ou outros procedimentos.

o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães conta com aparelhos de ultrassonografia, raio-X, eco-cardiografia, consultório de cardiologia, consultório de oftalmologia de última geração e geradores. Um heliponto facilita o pouso de aeronaves para a remoção de pacientes graves para a UTI. A excelência dos serviços torna o hospital capaz de receber pacientes além da abrangência de dez municípios da XI Gerência Regional de Saúde (Geres).